acervos

Acervo

Os acervos do MuseCom compreendem oito áreas:

  • Cinema: películas cinematográficas de diferentes formatos.

  • Fotografia: negativos, diapositivos, cópias contato, fotografias em papel e em outros suportes.

  • Imprensa: jornais e revistas.

  • Memória MuseCom: documentação em papel produzida pelo museu, representativa da memória institucional.

  • Publicidade e Propaganda: coleções em suporte papel representativas das atividades de publicidade e propaganda.

  • Rádio e Fonografia: áudio em diferentes suportes, como fitas cassete e discos de vinil e de goma-laca.

  • Vídeo: fitas videomagnéticas de diferentes formatos

  • Tridimensionais: objetos representativos de tecnologias da história da comunicação

 

  1. Acervos Museológicos do MuseCom

A primeira base de dados que o MuseCom utiliza é exclusiva para possibilitar o acesso e a difusão dos acervos museológicos da instituição por meio da ferramenta Tainacan. Utiliza-se, nesta plataforma, os elementos de descrição para bens museológicos expressos na Resolução Normativa nº 2 de 2014 do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que estabelece os elementos de descrição que devem ser declarados no Inventário Nacional de Bens Culturais Musealizados (INBCM). 

Clique aqui para conhecer as coleções disponíveis para acesso. O MuseCom vem atuando para ampliar o inventário de coleções museológicas disponíveis online.

        2.  Acervos da Cultura

A base de dados Acervos da Cultura tem o objetivo  de representar e conectar os acervos das instituições de memória da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul. Pretende-se que o desenvolvimento dessa base permita ao usuário identificar rapidamente a localização institucional e informações contextualizadas de acervos preservados por instituições da Cultura, relacionando-os a conteúdos afins. A aplicação de software utilizada é o Access to Memory (AtoM).

Utiliza-se o padrão de metadados Dublin Core (DCMI) para disponibilizar informações básicas desses acervos. Nos casos de acervos arquivísticos, as informações estarão disponíveis no formato da Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística (ISAD-G).

Neste momento, está disponível informação sobre os seguintes acervos do MuseCom na base dos Acervos da Cultura:

O MuseCom planeja disponibilizar nos Acervos da Cultura informações básicas sobre todos os seus acervos, conectando essas informações àquelas providas por outras instituições de memória da Cultura.