acervos

Notícias

MuseCom 47 anos

Publicado em 10/09/2021, 13:10

O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom) – localizado na Rua dos Andradas, 959, Centro Histórico de Porto Alegre –, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), comemora nesta sexta-feira, 10 de setembro, 47 anos a serviço da memória e da comunicação do Rio Grande do Sul. Neste período de retomada gradual das atividades presenciais, a instituição marca o mês de aniversário com o lançamento de uma série de novos conteúdos digitais.

Entre os conteúdos a serem disponibilizados on-line está o acervo de exemplares de mais de 1.300 títulos de jornais, imagens da Campanha da Legalidade e coleções de fotografias históricas de Porto alegre. Já o catálogo “Casa Elétrica Digital” disponibiliza a história da primeira gravadora e fabricante de discos do sul do país, que iniciou as atividades em Porto Alegre no ano de 1913. O conteúdo, que assim como os demais, estará disponível gratuitamente no aqui em nosso site, traz ainda o resultado da restauração digital de mais de uma centena de discos produzidos pela Casa Elétrica, que foi uma das pioneiras do mercado fonográfico brasileiro.

A programação de aniversário conta ainda com o lançamento do mini documentário “Memória da Comunicação: Hipólito Segue sua Viagem”, voltado ao público infantojuvenil. De forma lúdica, a produção audiovisual conta a história de Hipólito José da Costa, o patrono da imprensa brasileira. Outra novidade é o lançamento do podcast “MuseCom Versa”, programa quinzenal que abordará temas relacionados à memória, à comunicação e aos acervos do Museu. Com um quadro dedicado a efemérides, o primeiro episódio aborda, justamente, os 47 anos da instituição a serviço da memória da comunicação gaúcha.

As comemorações se estendem ao longo de todo mês de setembro. Neste período acontece ainda a publicação de mais uma edição do Caderno Educativo Digital “MuseCom em Rede: Conectando Acervos”, voltado ao público discente e docente, que aborda as dinâmicas da memória a partir do acervo sonoro do MuseCom. A programação completa do aniversário, com lives, palestras e cinedebates sobre educação em museus, preservação e comunicação, pode ser acessada a partir do site do MuseCom e das redes sociais da instituição.

O diretor do MuseCom, Welington Silva, destaca as perspectivas e o empenho em ampliar a presença do espaço museológico no ambiente virtual. “O aniversário da instituição marca também mais um ciclo completo, repleto de desafios, esforços e realizações. Temos investido muito na geração de estruturas e parcerias sólidas para colocar o Museu da Comunicação cada vez mais no tempo presente, desde o seu fazer museológico, com práticas modernas, mas, também do ponto de vista de novas linguagens, buscando ativamente a presença no ambiente digital para alcançar novos públicos."

 Com entusiasmo, a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, parabeniza o MuseCom por seus 47 anos voltados para a comunicação sul-rio-grandense. "O MuseCom, com seus acervos, artigos, exposições e filmes representa um patrimônio cultural de inestimável valor. E, cada vez mais, sua atuação no ambiente virtual denota a importância de seu papel enquanto instituição que acompanha seu tempo para preservar a história da Comunicação".