acervos

Notícias

Foto: Rafael Varela | Ascom Sedac

Museu da Comunicação Hipólito José da Costa passa a abrigar Hub Space do Banrisul

Publicado em 16/09/2021, 11:35

POR LUDWIG LARRÉ | CCMQ, COM EDIÇÃO DE ARIEL LOPES | ASCOM SEDAC

O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom), instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizado na Rua dos Andradas, 959, Centro Histórico de Porto Alegre, passa a abrigar, a partir desta quinta-feira, 16 de setembro, o Hub Space do Banrisul. A parceria viabilizada por meio Associação de Amigos do MuseCom revitaliza um espaço do prédio histórico, acolhendo a iniciativa do Banritech, programa do Banrisul que busca impulsionar o ecossistema de inovação no Rio Grande do Sul. O projeto do Banritech também conta com o apoio técnico do Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Tecnopuc).

O evento de lançamento contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, da secretária da Cultura, Beatriz Araujo, do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, do secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, representantes do Banrisul, entre outras autoridades e demais envolvidos no projeto.

Em um ambiente de coworking, o Hub Space Banrisul vai reunir startups selecionadas, promovendo iniciativas inovadoras por meio da cooperação, colaboração e cocriação entre estas startups, aceleradoras, universidades, centros de pesquisa e outros parceiros. “O MuseCom tinha um espaço de eventos que precisava ser revitalizado e, sobretudo, ocupado. Desde o início da gestão, buscávamos encontrar uma parceria que pudesse agregar no âmbito da inovação e trazer novos públicos para o nosso prédio”, explicou Welington Silva, diretor do MuseCom.

Welington destacou ainda que, desde o ano passado, a parceria do Banrisul já viabilizou inúmeras melhorias, como readequações das instalações elétricas e hidráulicas, soluções de acessibilidade e incremento da programação e da produção de atividades. “O fortalecimento desses laços, como a presença do Hub Space, também significa um aporte anual de recursos superior a R$ 350 mil reais direcionados pelo Banrisul para as atividades do MuseCom”, comemorou o diretor da instituição.

O Hub Space vai funcionar no acesso lateral do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa. A iniciativa também reforça os vínculos e o investimento do Banco em apoio às instituições da Sedac. "Banrisul tem sido um parceiro histórico da cultura do Rio Grande do Sul, com atuação e apoio na Casa de Cultura Mario Quintana e em várias instituições culturais. E com essa nova parceria, já conseguimos trazer grandes benefícios para o MuseCom. É a instituição que guarda a memória da imprensa do Rio Grande do Sul, e que hoje, com a sob a direção do Welington, já se mostra mais potente, com o seu acervo riquíssimo disponível à população gaúcha", analisou a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

Beatriz também enfatizou a importância do espalhamento dos recursos para o fomento da economia criativa e o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “Nós temos cotas regionais, que permitem que todos os cantos do estado possam usufruir das políticas públicas, assim como as cotas sociais. Assim, conseguimos construir o ambiente que queremos ao Rio Grande do Sul: um local acolhedor, que possamos trazer valores, e não exportar valores.”

"Ouvi uma frase no fim de semana passado: “Enquanto os sonhos forem maiores que as lembranças, a alma permanece jovem”. Se você mantém a capacidade de sonhar, projetar e querer coisas novas, permanece jovem. E o Banrisul faz isso, na medida em que olha pra frente, se conecta e busca a inovação”, afirmou o governador do Estado, Eduardo Leite.