acervos

Notícias

Card Divulgação da Mostra

Mostra - "Esquina da Comunicação"

Publicado em 29/12/2021, 13:33

A atividade faz parte do calendário de celebrações do Museu para os 250 anos de Porto Alegre (26 de março), o Bicentenário da Independência do Brasil (07 de setembro) e o centenário do prédio sede do MuseCom (10 de agosto).

Com curadoria da equipe técnica do MuseCom, patrocínio do Banrisul e da Rio Grande Seguros, apoio técnico de produção da empresa Pantheon Patrimônio e Cultura, a mostra aborda o histórico de uma das mais tradicionais esquinas de Porto Alegre, a Esquina da Comunicação, formada pelo encontro da Rua dos Andradas com a Rua Caldas Júnior -  no Centro Histórico da capital gaúcha.

Exposição

Instalado em um dos andares mezaninos do MuseCom, o percurso expositivo apresenta ao público imagens históricas dos séculos XIX e XX que são preservadas na Instituição, além de contar com imagens contemporâneas produzidas especialmente para a mostra, pelo fotógrafo Max Peixoto. Essa viagem no tempo, por meio de imagens da arquitetura e da ocupação dessas ruas, faz eco com textos expositivos que remontam às origens das ruas, dos prédios e das transformações vividas no local. Através de um percurso expográfico presencial, o público poderá mesclar sua experiência de visitação, navegando por conteúdos online, representados por QR Code. São legendas expandidas, mapas interativos e conteúdos para ampliar a experiência dos visitantes. 

"O público, certamente, vai se deparar com a magnitude e com a importância da esquina em que o prédio está inserido. Estamos satisfeitos de poder celebrar algumas histórias e memórias desse importante espaço de Porto Alegre, em um ano tão especial. É um primeiro passo do MuseCom nesta esteira de celebrações, brindando à memória de um país, de uma cidade, de uma esquina e de um prédio que estão em constante transformação", comemora o museólogo e diretor do MuseCom, Welington Silva.

Mostra "Esquina da Comunicação"

Abertura:  4 de janeiro (por tempo indeterminado)

Horário: das 10h às 17h - de segunda a sábado

Local: Rua dos Andradas, 959. Centro, Porto Alegre

Para mais informações, clique aqui.