acervos

Notícias

MuseCom lança acervo digital com imagens de governantes gaúchos

Publicado em 25/03/2022, 18:39

O Museu de Comunicação Hipólito José da Costa - MuseCom (situado na Rua dos Andradas, 959), em 25 março de 2022, lançará em formato digital o Acervo Fotográfico e Audiovisual do Palácio Piratini, com imagens dos governos gaúchos. Por meio da plataforma “Acervos da Cultura”, o primeiro lote de imagens catalogadas será dos governos Walter Só Jobim (1947 - 1951), Ernesto Dornelles (1951 - 1955) e Ildo Meneghetti (1955 - 1959). Ao todo, o projeto pretende catalogar mais de 700 mil imagens. 

A digitalização de fotografias em formato analógico faz parte de um dos projetos da parceria entre a Comissão do Centenário do Palácio Piratini, integrada pelo MuseCom, com o intuito de construir a partir desta colaboração novas alternativas para a preservação e acesso à memória visual dos governos. O primeiro repasse de imagens do governo gaúcho para o Museu ocorreu em junho de 1981, desde então, a prática tornou-se comum e os governos seguintes também enviaram seus registros para o local. O diretor do MuseCom Welington Silva comenta que são muitas imagens de diversos governos, que abrangem um período amplo, contando o desenvolvimento e as realizações feitas ao longo dos anos no estado.

“A parceria do museu Hipólito na comissão do Centenário do Palácio Piratini tem trabalhado no sentido de resolvermos um problema administrativo, histórico e, de alguma forma, todos os gaúchos vão ter acesso a essas imagens, que provavelmente serão muito usadas em pesquisas”, pontua Mateus Gomes, coordenador do Núcleo de Conservação da Memória e do Patrimônio Cultural do Palácio Piratini. Já a Secretária de Comunicação, Tânia Moreira, afirma que “o que o Governo está fazendo é tendo uma atitude de respeito com a sociedade, já que tudo que a Secom faz é um fato público” .

MuseCom e a Comissão do Centenário trabalham ainda em cooperação junto à SECOM para a qualificação dos fluxos para que os mesmos possam garantir as melhores práticas desde a produção das imagens até o momento que elas passem a compor o acervo do museu.

As imagens estão disponíveis aqui.