acervos

Notícias

Imagem do filme "Caleidoscópio: histórias LGBTQIA+"

MuseCom lança programação para o Mês do Orgulho LGBTQIAP+

Publicado em 10/06/2022, 16:03

Em todo o mundo, o mês de junho é dedicado a comemorar a diversidade: é o Mês do Orgulho LGBTQIAP+ — sigla que engloba possibilidades de identidade de gênero e orientação sexual. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e as suas instituições vinculadas oferecerão uma programação especial para destacar a existência, o trabalho e a luta da comunidade por espaço e respeito.

Mês do Orgulho LGBTQIAP+
No fim da década de 1960, a relação entre pessoas do mesmo gênero era considerada crime em vários estados dos Estados Unidos, como em Nova Iorque. Em 28 de junho de 1969, a polícia local fez uma batida no bar Stonewall, conhecido por ser um ponto de encontro da comunidade, com o objetivo de violentá-los. Naquele dia, porém, a força policial encontrou resistência. O episódio, que ficou conhecido como a Revolta de Stonewall, foi o estopim para um levante a favor dos direitos e transformou o mês de junho no Mês do Orgulho LGBTQIAP+ – sigla que tem sido ampliada ao longo dos anos.

No Museu de Comunicação Hipólito José da Costa a programação contará com os seguintes conteúdos:

  • 03 de Junho - Lançamento de novo episódio do podcast MuseCom Versa, onde recebemos a poeta, escritora e pesquisadora Atena Roveda. Confira o episódio aqui
  • 21 a 28 de Junho -  Exibições no MuseCom, diárias e de hora em hora,  do documentário "Caleidoscópio: histórias LGBTQIA+"
  • 25 de junho às 15h - Bate-papo com o professor Benito Bisso Schmidt sobre o contexto de produção do filme "Caleidoscópio: histórias LGBTQIA+", a atividade vai ao ar em nosso canal do Youtube, disponível abaixo:

 

 

Para conferir a programação completa da Sedac, clique aqui