acervos

Notícias

MuseCom integra programação da Sedac para o 20 de novembro

Publicado em 14/11/2022, 11:36

O Dia da Consciência Negra é celebrado, nacionalmente, em 20 de novembro. Ao longo deste mês, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) contará com uma programação variada. As atividades, que ocorrem nas instituições vinculadas à Sedac, encontram na cultura uma ferramenta de combate à discriminação e à desigualdade, exaltando a importância do povo negro na construção do Rio Grande do Sul e do país e propondo uma discussão aberta com toda a sociedade.

Confira a nossa programação 

Ao longo do mês de Novembro: Visitas mediadas temáticas, com o Núcleo Educativo do Museu, voltadas para a exposição “Paralelos” com enfoque para O Caso do Homem Errado, a imprensa negra e a fotografia como instrumento de memória da população negra. As visitas devem ser previamente agendadas pelo e-mail musecom@sedac.rs.gov.br

17/11, das 17h30 às 19h30: Oficina comunicação pela tradição viva, com Renato Oliveira Soares, mestre de capoeira e artesão na construção de tambores, berimbau e outros instrumentos tradicionais.

A comunicação, para a tradição africana, se dá através da oralidade, corporeidade, musicalidade e da sonoridade. As cantigas, gestos, olhares, são plenos de significado e representam sempre uma mensagem. A atividade é importante por possibilitar o acesso da comunidade a estas formas alternativas de comunicação, ainda bastante desconhecidas do público em geral. Vagas limitadas. Inscrições gratuitas pelo e-mail musecom@sedac.rs.gov.br

18/11: Cinelista e Cinedrops MuseCom – Protagonismo Preto. Nas redes sociais do MuseCom será disponibilizado um vídeo sobre cinco indicações de filmes com curadoria do CineClube MuseCom, com destaque para filmes produzidos ou protagonizados por pessoas pretas.

19/11, às 14h: Oficina “O que precisa dito”. Propõe uma reflexão sobre o Zine como meio de comunicação através da produção de um “impresso” a partir de produções literárias, poéticas, fotográfica e gráfica dos participantes. Pelo tema “O que precisa ser dito?” será trazida à tona a questão de quais informações precisam circular para além de mídias digitais, de circulação anônima e mediada por algoritmos. A oficina se centrará em questionamentos presentes ao longo de todo ano, mas que ganham mais visibilidade no Mês da Consciência Negra: O que precisa ser dito sobre o racismo, a igualdade de oportunidades e a cultura afro-brasileira? Vagas limitadas. Inscrições gratuitas pelo e-mail musecom@sedac.rs.gov.br

21/11Lançamento do Caderno Educativo “Independência Negra – populares negros e a Independência” - Edição 3 - Especial Bicentenário da Independência. Em formato digital, a edição aborda a relação dos populares negros com os movimentos anteriores e de Independência, bem como traz reflexões sobre os direitos e lutas desta população ao longo da história do Brasil.

25/11, às 17h30: Apresentação e contação de Histórias com o compositor e musicista Cosme Rodrigues, no saguão do MuseCom. Das rodas de capoeira do mestre Vieira em Piedade, no Rio de Janeiro, às sessões de Umbanda em que era Ogã no terreiro de Mãe Isabel, na cidade de Magé, o artista traz o toque do seu pandeiro que serve de acompanhamento para sua primorosa obra e viva voz lírica. Cosme Rodrigues traz consigo o samba de roda, melodias e cantigas ancestrais, e o brincar. E é com esse brincar, nesse espaço de encontro, que Cosme comunica suas canções cheias de poesia e suas mensagens de amor e tolerância. Será um momento para convidar todos os que passarem pela Rua dos Andradas para interagir com o Museu e com musicalidade afro-brasileira. A apresentação será gratuita e aberta ao público.