acervos

Notícias

PROGRAMAÇÃO | JANEIRO LILÁS

Publicado em 06/01/2023, 13:46
*Texto produzido por SILVIA MARTINS | ASCOM SEDAC

Fomentar ações para a construção de uma sociedade que respeite as diferenças é uma das razões de existir da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Com essa intenção, a Sedac e suas instituições preparam uma programação especial voltada às comemorações do Janeiro Lilás – Mês da Visibilidade Trans.

Em busca de mais reconhecimento para as vivências das populações transexual e travesti, as atividades promovem artistas trans da cena local e trazem à pauta discussões sobre discriminação, resistência e gênero, com dicas de leitura divulgadas nas redes sociais, filmes produzidos ou protagonizados por pessoas trans, projetos artísticos nas áreas de artes visuais, dança, teatro, cinema, literatura e música.

"É gratificante começar o ano de 2023 reafirmando o compromisso com a diversidade humana e cultural. Esse é o propósito do Janeiro Lilás que, desde 2020, mobiliza as instituições da Sedac em prol da visibilidade de pessoas trans", afirma Clarissa Lima, assessora de Diversidade da Sedac.

A secretária adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, fala da importância do reconhecimento da data e da promoção de atividades que combatam o preconceito, a discriminação e a violência contra pessoas trans.

"Nossa intenção é promover o reconhecimento da identidade trans. É combater a baixa escolaridade, os altos índices de assassinatos, a falta de respeito e de inclusão social. O Janeiro Lilás busca a sensibilização da sociedade, a reflexão, o diálogo e, sobretudo, a cidadania completa e irrestrita dessa população muitas vezes marginalizada e prejudicada em seus direitos mais básicos, como o acesso à educação, à saúde, ao emprego, aos salários dignos e ao mais sublime dos sentimentos: o amor".

“A diversidade e o respeito ao outro são valores éticos que pautam a nossa prática na Sedac desde o início da gestão anterior. Com o Janeiro Lilás, em sua quarta edição, temos a oportunidade de oferecer novas programações artísticas e culturais que chamam a atenção para o tema e provocam reflexões, conscientização e, em especial, comportamentos mais empáticos e tolerantes. Estamos avançando bastante nesse sentido, porém, ainda temos um longo caminho a percorrer até a derrubada dos preconceitos e da discriminação contra pessoas trans”, avalia a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

Sobre o Janeiro Lilás

O Janeiro Lilás é uma iniciativa que busca a sensibilização da sociedade por mais conhecimento e reconhecimento das identidades de gênero, com o intuito de combater os estigmas e a violência sofridos pela população transexual e travesti. O lilás vem da junção das cores da bandeira trans: rosa, azul e branco. A ação ocorre em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro.

Programação no MuseCom: 

  • 20/01 - Cinelista e Cinedrops MuseCom – Visibilidade Trans. Nas redes sociais (@visitemusecom) será disponibilizado um vídeo com cinco indicações de filmes com curadoria do CineClube MuseCom, com destaque para filmes produzidos ou protagonizados por pessoas trans.

  • 27/01 - Podcast MuseCom Versa: episódio especial Janeiro Lilás. O episódio integrará a terceira temporada do podcast do MuseCom Versa, com acesso pelo Spotify, com o pesquisador Caio Souza Tedesco, homem trans, que abordará sua pesquisa "Nós somos complexos: historiografia queer na contemporaneidade - uma análise da operação historiográfica no National Museum: LGBT History and Culture" e falará sobre o Coletivo pela Educação Popular TransENEM POA.

Nas quintas-feiras de janeiro, TBTs nos stories do perfil do Musecom no Instagram (@visitemusecom), com indicação de conteúdos educativos já produzidos no Museu ao longo dos últimos anos, em alusão à visibilidade trans.

Para conferir a Programação completa das demais instituições da SEDAC, clique aqui