acervos

Notícias

Foto: Welington Silva

MuseCom: 46 anos em prol da Comunicação e da Cultura Gaúcha

Publicado em 09/09/2020, 17:36

Welington Ricardo Machado da Silva  - Diretor MuseCom

Carlos Roberto Saraiva da Costa Leite – Núcleo de Pesquisas MuseCom

Ao longo de seus 46 anos, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, criado em 10 de setembro de 1974, busca cumprir, em nosso Estado, o seu papel de guardião da memória da Comunicação.

A criação do MuseCom se tornou viável graças ao apoio incondicional da Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI), sob a direção, na época, do jornalista Alberto André (1915-2001), de seu idealizador o jornalista e escritor Sérgio Roberto Dillenburg, do Secretário de Educação e Cultura Mauro da Costa Rodrigues e do então governador do Rio Grande do Sul Euclides Triches (1919-1994).

A produção científica, desde artigos, até teses e livros, que são desenvolvidos na instituição, é bastante significativa. Graças ao empenho em disponibilizar seu precioso acervo - um dos maiores da América Latina - ao público pesquisador oriundo das mais diversas universidades do Brasil e do exterior, o MuseCom tem recebido o reconhecimento acadêmico e da nossa comunidade cultural, ainda que enfrente alguns problemas estruturais, assim como outras instituições museológicas no Brasil, que em seu cotidiano, sofrem muitas agruras laborais, que geram preocupações constantes em relação aos seus acervos e espaços expositivos.

Neste contexto de constante resiliência das instituições culturais, num cenário de uma atenuada transformação promovido pela transição geracional do século XXI e, mais recentemente, pela – ainda em curso - reorganização social em meio a uma pandemia, o MuseCom encontra-se desafiado a indicar para toda sua comunidade qual o horizonte vem lutando para conquistar. Esse horizonte ampara-se diretamente nos três pilares centrais da prática museológica: salvaguarda, pesquisa e difusão. Embalado por um trabalho extremamente metodológico e ostensivo, a instituição vem desde o início de 2019 trabalhando para a construção de uma nova dimensão de relação com seus públicos, que é a dimensão digital. Este trabalho refere-se diretamente na construção de caminhos possíveis para a relação entre a instituição, seu entorno e comunidade, centrando-se em uma série de ações que possam tornar possível seu reconhecimento e seu uso no ambiente digital. Nesta esteira, inúmeras ações foram sendo pensadas, executadas e disponibilizadas, e uma das mais complexas e importantes, foi reservada para este período de celebrações dos nossos 46 anos: a inauguração de um Repositório Digital para o MuseCom. 

No dia 17 de setembro às 16h, o MuseCom promoverá um seminário online através de seu canal do YouTube onde lançará ao público o seu repositório digital, hospedado na plataforma Tainacan, software livre que tem sido referendado pelo Instituto Brasileiro de Museus e que será pela primeira vez utilizado por uma unidade da SEDAC/RS. Neste repositório, totalmente gratuito, os usuários já poderão acessar, num primeiro momento, mais de uma centena de acervos, como: jornais femininos do início do Século XX, filmes produzidos no Rio Grande do Sul entre as décadas de 1940 e 1960,  cartazes de Nelson Boeira Faedrich datados da primeira metade do século XX, entre outras preciosidades. O seminário de lançamento contará ainda com uma série de especialistas nas áreas de história, museologia, arquivologia e ciência da informação que representarão nestes debates a Secretaria de Estado da Cultura do RS, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade de Brasília.

Por fim, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, nas celebrações destes seus 46 anos, imbuído do seu inerente compromisso com a sociedade gaúcha, reforça seus votos de resistência e de trabalho duro por um amanhã possível, comprometido com os mais profundos valores éticos da liberdade, comunicação e da cultura.