acervos

Notícias

Publicado em 31/08/2023, 11:09

SOBRE O CICLO DE DEBATES

O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom), unidade da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), promove Ciclo de Debates. A atividade está no escopo das celebrações do 49º aniversário do Museu e também da 17ª Primavera dos Museus, e objetiva promover, incentivar e divulgar iniciativas inovadoras desenvolvidas por meio de parcerias entre instituições de memória e de ensino.

O Ciclo de Debates, organizado pelo Núcleo de Acervos da instituição, contará com três mesas distintas, a primeira delas no dia 11 de Setembro, colocando em pauta a Difusão de Acervos na Web, a segunda no dia 25 de setembro, tendo como pauta os Programas Educativos em Museus, e, o encerramento, será no dia 09 de outubro abordando a Pesquisa e Tratamento de Acervos.

Todas as atividades serão presenciais e gratuitas, concedendo certificação de participação ao público presente.

#01 DIFUSÃO DE ACERVOS NA WEB

O debate será conduzido pelos professores Prof. Dr. Francisco Alcides Cougo Junior¹ (UFSM) e Profª. Dra. Letícia Borges Nedel² (UFSC) com a mediação do analista Me. Cássio Felipe de Oliveira Pires³ (MuseCom). As pessoas participantes poderão conhecer um pouco mais sobre aspectos importantes acerca do estudo e reconstituição lógica do acervo da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (1974 - 2017).

Quando: 11/09/2023 às 14h

Local: MuseCom (Rua dos Andradas, 959)

Inscrições gratuitas: clique aqui.

 

¹Dr. Francisco Alcides Cougo Junior: historiador e arquivista, além de doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural. Dentre seus interesses de pesquisa, estão os arquivos em sua relação com os Direitos Humanos, as políticas públicas arquivísticas e o processo de transformação dos arquivos em patrimônio cultural. Atualmente, é professor do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em 2021, recebeu o Prêmio Nacional de Arquivologia Maria Odila Fonseca do Arquivo Nacional.

²Dra. Letícia Borges Nedel: Professora Associada do Departamento de História e colaboradora no Programa de Pós-graduação em História da UFSC. Licenciada em História pela PUCRS (1992), Mestre em História Social pela UFRJ (1999), Doutora em História pela UnB (2005). Entre 2002 e 2003 cursou Doutorado Sanduíche na École de Hautes Études en Sciences Sociales, (EHESS), em Paris. Entre 2006 e 2007 realizou estágio pós-doutoral no Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil (CPDOC) na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Rio de Janeiro. Foi Professora Adjunta da Escola de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC/FGV - RJ. (2007-2010). Coordenou a unidade do CPDOC/FGV em São Paulo (2009-2010). Integrou a Comissão Gestora do Museu de Arqueologia e Etnologia Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE-UFSC), entre 2014 e 2016, e o Comitê Brasileiro do Programa Memória do Mundo da UNESCO (Arquivo Nacional, Rio de Janeiro), entre 2013 e 2017. Coordenou o Núcleo de Estudos em Políticas da Escrita, da Memória e da Imagem, ligado ao Departamento de História da UFSC, entre 2016 e 2020. Integra os grupos de pesquisa METROPOLIS - Laboratório de Pesquisa Social (Ciências Sociais/UFSC) e Arquivos e Bibliotecas: apropriações teóricas e aplicações metodológicas (Arquivologia/UFF). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea do Brasil. Seus temas de interesse são: acervos, arquivos, museus, memória e intelectuais. 

³Cássio Felipe de Oliveira Pires: Graduado e Mestre em História (UFRGS) e Mestre em Ciência da Informação (UFRGS). Analista em Assuntos Culturais da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul - Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa. Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) no projeto Hipátia - Modelo de preservação digital para implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis.

----------

#02 PROGRAMAS EDUCATIVOS EM MUSEUS

O debate será conduzido pela e Diretora e Museóloga do Museu da UFRGS Eliane Muratori¹  e a Mestre em Educação e Coordenadora REMIC Júlia Burguer², com a mediação do Núcleo Educativo do MuseCom na figura do Historiador Cesar Marcelo Caramês³ . As pessoas participantes poderão conhecer um pouco mais sobre aspectos importantes acerca do histórico de duas importantes redes educativas que são bastante atuantes em Porto Alegre, seus modos de organização e suas práticas.

Quando: 25/09/2023 às 14h

Local: MuseCom (Rua dos Andradas, 959)

Inscrições gratuitas: clique aqui.

 

¹Eliane Muratori: Museóloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Literatura Brasileira pela mesma universidade. Museóloga no Museu da UFRGS desde 2015 e ocupando, atualmente, a função de diretora.

²Júlia Burguer: Mestre e especialista em educação, bacharel em artes visuais, ambos pela Universidade Federal do Rio grande do Sul. É fundadora e coordenadora da Rede Educativa de Museus e Instituições Culturais de Porto Alegre (REMIC-POA). Atuou como educadora e supervisora de projetos educativos em oito edições da Bienal do Mercosul e também no Santander Cultural em Porto Alegre. Trabalhou como educadora social em instituições ligadas ao primeiro e terceiro setor em São Paulo e Porto Alegre, foi professora de artes em diversas escolas da rede privada em Porto Alegre. Nos últimos anos dedicou-se à pesquisa relacionando arte, alteridade e educação intercultural. Colaborou com instituições inovadoras de arte e educação como a Cirkus Unik (Gotemburgo – Suécia) e a Aldeia de Aprendizagem Guaiamum Curioso em Caravelas – Bahia. Atualmente desenvolve projetos para a qualificação de ações educativas em instituições culturais.

³Cesar Marcelo Caramês: Historiador formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul atuando no Núcleo Educativo do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa.

#03 PESQUISA E TRATAMENTO DE ACERVOS 

O debate será conduzido pelo Dr. Luiz Artur Ferraretto¹ (UFRGS) e pela Dra. Mirna Spritzer² (UFRGS), com a mediação da analista integrante do Núcleo de Acervos do Museu da Comunicação a Esp. Suelen Bavaresco³  (MuseCom). As pessoas participantes poderão conhecer um pouco mais a respeito da pesquisa em rádio, em específico o projeto de tratamento de roteiros de radionovelas de Porto Alegre (1936-1969).

Quando: 09/10/2023 às 14h

Local: MuseCom (Rua dos Andradas, 959)

Inscrições gratuitas: clique aqui.

¹Luiz Artur Ferraretto: Professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Formado em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo Gráfico e Audiovisual pela mesma instituição (1986), onde também concluiu o mestrado (2000) e o doutorado (2005) no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação. Com a jornalista Elisa Kopplin Ferraretto, escreveu "Técnica de redação radiofônica" (1991) e "Assessoria de imprensa – Teoria e prática" (7ª edição em 2009). Em parceria com Fernando Morgado, produziu os e-books "Covid-19 e comunicação, um guia prático para enfrentar a crise" (2020) e “Dez passos para o ensino emergencial no rádio em tempos de covid-19” (2020). São de sua autoria: "Rádio – O veículo, a história e a técnica" (3ª edição em 2007), "Rádio no Rio Grande do Sul (anos 20, 30 e 40): dos pioneiros às emissoras comerciais" (2002), "Rádio e capitalismo no Rio Grande do Sul: as emissoras comerciais e suas estratégias de programação na segunda metade do século 20" (2007) e "Rádio – Teoria e prática" (2014). Desde 2016, lidera o Núcleo de Estudos de Rádio (NER) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, grupo de pesquisa certificado pela instituição junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), coordenou o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora (2007-2010). Em reconhecimento ao seu trabalho como pesquisador, recebeu o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação (2021), na categoria Maturidade Acadêmica, outorgado pela Intercom. Por sua contribuição ao jornalismo gaúcho, recebeu a Medalha Alberto André (2018), oferecida pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI). Na internet, mantém a página Uma História do Rádio no Rio Grande do Sul – http://www.radionors.jor.br –, dedicada à valorização da memória do meio. 

²Mirna Spritzer:  Atriz, professora e radialista, com atuações em Teatro, Cinema, Televisão, Rádio e Podcast. Pesquisadora das vozes, escutas e paisagens sonoras. Doutora em Educação com a Tese O corpo tornado voz, a experiência pedagógica da peça radiofônica, em 2005. Professora aposentada do DAD e PPGAC, UFRGS. Produziu e apresentou o programa Radioteatro na Rádio FM Cultura, de 1998 a 2007. Contemplada com o edital Nossa Onda do Ministério da Cultura, em 2011, para produção de radiopeças, foi Menção honrosa com Guarda-Roupa. Publicou com Raquel Grabauska o livro Bem Lembrado, memórias do radioteatro em Porto Alegre. Participou como atriz de vários podcasts, dentro Festival Internacional Porto Alegre Em Cena e do Festival Kino Beat. E ainda, A história do Disco, de Bruna Paulin E o episódio Das peças radiofônicas, no podcast RESPIRA CULTURA da UFRGS. Tem participado de realizações da Cia. Stravaganza, Casa de Cinema de Porto Alegre, Cia. Rústica, Grupo Cuidado que Mancha, Prana Filmes e Taiga Filmes. Prêmio Açorianos de atriz em 1986 e 1988, Prêmio Quero-quero de atriz em 1988 e Prêmio Braskem de atriz em 2015. Atualmente apresenta com Sergio Lulkin o espetáculo Terra sem Mapa. Tem livros e artigos publicados em vários periódicos em especial A poética da escuta, na Revista Voz e Cena, disponível em < https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/31599/26378>. 

³Suelen Bavaresco: Licenciada em Música (IPA), Especialista em Economia da Cultura (UFRGS) e graduanda do Bacharelado em História da Arte (UFRGS). Integra o projeto de pesquisa História dos museus e da museologia a partir da atuação de seus agentes vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - (UFRGS). É Analista em Assuntos Culturais da Secretaria de Estado da Cultura/RS onde atua como profissional de museu. É membro do ICOM vinculada ao CECA - Comitê Internacional para a Educação e Ação Cultural e membro da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual - ABPA.