Notícias
Comunicado MuseCom - SOS RIO GRANDE DO SUL
O Rio Grande do Sul enfrenta uma tragédia sem precedentes, a maior inundação de sua história. Mais de 90% dos municípios sofrem com as enchentes, ou seja, 449 das 497 municípios do Estado. Para acompanhar a situação do Estado em tempo real clique aqui.
O prédio do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom), no Centro Histórico de Porto Alegre, também foi impactado pelo evento meteorológico, tendo o seu andar térreo tomado pelas águas. O acervo, no entanto, está a salvo. O plano de ocupação da instituição, organizado sob viés museológico e buscando mitigar danos causados por enchentes, por exemplo, foi pensado de forma que as áreas técnicas, de acervo e de exposição, estivessem situadas nos pavimentos superiores do prédio.
Quanto à mobília e a parte do prédio atingida, só será possível mensurar os danos quando a água baixar. Também não é possível prever quando o MuseCom irá retomar as atividades, mas a equipe trabalha no desenvolvimento de um "Plano de Retomada", que entrará em execução assim que as vias adjacentes à instituição foram desobstruídas.
Cumpre informar ainda que integrantes da equipe do Museu foram severamente atingidos pela tragédia, estando desalojados e com o seu patrimônio familiar duramente afetado.