Notícias
MuseCom compõe lançamento do Sistema Integrado de Bibliotecas da Sedac
A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), através do programa Acervos da Cultura, irá disponibilizar, a partir de segunda-feira (19), as bases bibliográficas de três instituições para consulta on-line e gratuita: Biblioteca Erico Verissimo, da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), Biblioteca Pública do Estado (BPE) e Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom). Ao todo, mais de 30 mil títulos e 50 mil exemplares estarão acessíveis aos usuários por meio do sistema integrado de gestão de bibliotecas KoHa.
O catálogo de livros da biblioteca do MuseCom inclui obras literárias e pesquisas relevantes para a área da comunicação, como o livro Memória Visual de Porto Alegre, organizado por Denise Stumvoll e Naida Menezes. No banco de dados da instituição também será possível consultar o catálogo de títulos de imprensa preservados na hemeroteca do Museu, com destaque para acervos raros do século XIX, como o jornal Diário de Porto Alegre, de 1827. As informações dessas coleções, juntamente com a digitalização de milhares de páginas, estarão disponíveis para consulta.
“A implementação de um software de gestão de biblioteca no MuseCom vem acompanhada de muito entusiasmo. É um marco importante para a Instituição, pois busca otimizar a organização e o acesso ao acervo, principalmente ao de imprensa, fundamental para a comunidade pesquisadora. Além de proporcionar a melhor gestão do acervo, os pesquisadores terão facilidade em encontrar as informações que necessitam, aumentando a qualidade das pesquisas”, comemora Lucia Helena Vidal, analista bibliotecária do MuseCom e integrante do Grupo de Trabalho (GT) do programa Acervos da Cultura.
A Biblioteca Erico Verissimo disponibilizará seu catálogo de livros - ainda em construção - , com obras literárias de variados gêneros, de autores nacionais e internacionais, e títulos dedicados aos estudos literários e linguísticos. O acervo do espaço conta com cerca de 18 mil livros.
“A BPE possui obras com temática diversa, abrangendo áreas como literatura gaúcha, nacional e estrangeira; ciências exatas; arte e filosofia, e todas elas poderão ser consultadas pelo público também de forma on-line, a partir de segunda-feira. Uma parte da coleção de obras raras, da coleção de quadrinhos e mangás, e um acervo de obras em Braille e livros em áudio, para pessoas com deficiência visual, estarão igualmente disponíveis, trazendo mais comodidade para o público tanto na pesquisa bibliográfica quanto no processo de empréstimos”, enfatiza a diretora da Biblioteca Pública do Estado, Ana Maria de Souza.
Sobre o sistema KoHa
O Koha, desenvolvido originalmente em 2000 na Nova Zelândia, tornou-se o primeiro sistema integrado de bibliotecas (ILS) de código aberto no mundo. Entre suas vantagens está a interface OPAC (Catálogo Público de Acesso On-line), que permite a busca detalhada de informações sobre os materiais. O sistema oferece acesso remoto, disponível de qualquer lugar com conexão à internet, e permite a visualização do histórico de empréstimos. Além disso, a interface possibilita o gerenciamento de listas de leitura e envia notificações sobre datas de vencimento e reservas disponíveis.
O KoHa também oferece vantagens às bibliotecas, como personalização, relatórios detalhados, gestão de usuários e gestão dos acervos, ferramentas para a catalogação, aquisição e manutenção de registros bibliográficos e de itens.
Acervos da Cultura
O Programa Acervos da Cultura tem o objetivo de ampliar e qualificar, com o apoio de tecnologias digitais, o acesso à informação sobre os bens culturais e os documentos preservados pelas instituições da Secretaria de Estado da Cultura. Esse objetivo inclui a disponibilização, em larga escala, de documentos históricos digitalizados para acesso on-line. Além disso, busca assegurar que o acesso à informação seja contínuo no longo prazo, com a implantação e o aperfeiçoamento de processos de preservação digital.
*Texto: Gabriel Maciel/Sob supervisão de Sara Goldschmidt