Artigo
MuseCom lança sua primeira Política de Acervos
O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa (MuseCom), unidade da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, orgulhosamente apresenta, em meio às celebrações do seu cinquentenário, a sua primeira Política de Acervos. O instrumento é amplamente reconhecido e recomendado pelas melhores práticas do campo museal moderno e consiste em um conjunto de diretrizes que estabelecem como a instituição lidará com o seu acervo, incluindo a aquisição, organização, conservação e descarte de peças.
A política de acervos é importante porque estabelece parâmetros técnicos para a continuidade do trabalho de organização dos acervos, confere transparência para a atualização das coleções de acordo com critérios pré-estabelecidos, contribui para correlação da função dos acervos, a missão e a visão da instituição, entre outros.
"O lançamento dessa Política de Acervos representa muito para a história do MuseCom. É mais um passo concreto em prol da profissionalização dos processos na instituição, buscando valorizar o árduo trabalho desenvolvido na gestão de acervos, por muitas pessoas, ao longo do primeiro cinquentenário da instituição, ao passo em que vamos gradualmente preparando-a para enfrentar os desafios das próximas décadas." comenda o diretor e museólogo da instituição Welington Silva.
Para acessar o documento na íntegra, clique aqui.