Notícias
Bokeh: Fotogramas da Negritude no Passado-Presente
O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), com o patrocínio e oferecimento do Banrisul, tem orgulho de apresentar a mostra “Bokeh: fotogramas da negritude no passado-presente”.
Bokeh é um termo utilizado na fotografia referente às áreas fora de foco e distorcidas, a analogia entre o princípio desta técnica fotográfica e a condição da população negra em nossa estrutura de sociedade é a analogia que permeia o experimento desta mostra visual. Neste espaço apresentamos imagens de diferentes tempos, de diferentes artistas visuais, que registram em sua obra a negritude em suas singularidades, espaços sociais, tradições, coletividades, ofícios, religiosidade e potência.
Dentro das obras apresentadas, temos material produzido por Lunara, fotógrafo clássico e percursor da fotografia em Porto Alegre, de artistas gaúchos contemporâneos como Josemar Afrovulto e Janove, que possuem a racialidade como nota de potência em suas obras. A mostra conta ainda com experimentos em fotografia de jovens que integraram algumas oficinas de fotografia promovidas pelo MuseCom no percurso negro do Centro Histórico de Porto Alegre durante o ano de 2024.
SERVIÇO
A mostra entra em circuito neste sábado (30/11), às 10h, e fica disponível para ser visitada até o dia 18 de janeiro de 2025. As visitações são gratuitas e podem ser realizadas de segunda a sábado, das 10h às 19h.