Notícias

Trilha da Memória
O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa (MuseCom), instituição da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), com o patrocínio e oferecimento do Banrisul, em parceria com o projeto Preserve Morro Santana, tem orgulho de apresentar a Trilha da Memória, atividade de caminhada ecológica que celebra as trilhas realizadas no Morro Santana desde 2014, quando um grupo de moradores locais se reuniu para subir o morro com o foco em preservação e geração de renda para a comunidade.
A atividade iniciará no Centro Histórico de Porto Alegre, onde haverá uma breve visita mediada pela exposição "Preserve" em circuito no MuseCom, após isso haverá transfer gratuito para as pessoas participantes até o Morro Santana, onde a trilha será conduzida por condutores comunitários. A proposta central da atividade é uma aula em movimento, de história, biologia e geologia locais para compartilhar os desafios da preservação em nosso tempo.
SERVIÇO
- O quê? Trilha Ecológica no Morro Santana.
- Quando? Sábado, 12 de julho de 2025, às 08h30min.
- Quanto? Gratuito.
- Como? Ingressos pelo Sympla.
- Qual a dificuldade? Moderada (Difícil em alguns pontos). Em média 5km o trajeto completo da trilha.
ROTEIRO GERAL
08h30min - Encontro no MuseCom (Rua dos Andradas, 959, Centro Histórico, Porto Alegre)
10h - Início da Trilha (Rua Ney da Gama Ahrends, 40 - Morro Santana, Porto Alegre)
14h - Retorno do Transfer para o Centro Histórico
ROTEIRO DA TRILHA
- Apresentação, dinâmica e dicas de segurança do passeio.
- Subida até o início do percurso.
- Início do percurso.
- 1º pausa: Rancho dos Profetas.
- 2º pausa: Bosque Bola 8.
- 3º pausa: Marco do ponto mais alto.
- 4º pausa: Altos da Pedreira.
- 5º pausa: Pedreira.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
- A Atividade é inteiramente gratuita, desde a visita ao museu, o deslocamento com transfer em micro-ônibus (ida e volta) e a trilha.
- Por questões de segurança esta trilha não é recomendada para pessoas com dificuldades de mobilidade.
- O QUE USAR: Calçado fechado e antiderrapante, porém confortável / Calça confortável (preferencialmente longa) / Boné ou chapéu / Bastão de caminhada (opcional) / Protetor solar e repelente.
- O QUE LEVAR NA MOCHILA: Garrafa com água (recomendado aproximadamente 1,5l) / Lanche para piquenique (frutas, biscoitos, sanduíche, ou algo de sua preferência) / Documentos pessoais / Medicamentos de uso pessoal - Sacolinha plástica (para recolher seu lixo) / Câmera fotográfica.
- Caso você pecise de interpretação em Libras sinalizar no e-mail (musecom@sedac.rs.gov.br) ou no Whatsapp (51 97401-7425) até o dia 10 de julho de 2025.
- Crianças apenas maiores de 5 anos, mas, sugerímos que tenham 2 adultos como acompanhantes.
- Não são permitidos animais de estimação na trilha.
- Como é um roteiro que conta com transfer e visita em mais de um espaço, contando com o deslocamento de dezenas de pessoas, podem haver alterações nos horários estimados.
- Quem quiser contribuir financeiramente ou falar diretamente com o coletivo Preserve Morro Santana, pode acioná-los diretamente pelo Whatsapp (51) 9504-4792 (Gustavo Ruwer - bolsista do projeto).
- No dia 12 de julho, na parte da tarde, estará ocorrendo no bairro uma festa de São João comunitária, caso algum integrante da caminhada queira ficar por lá para acompanhar o festejo, o retorno é facultativo.