Notícias

Dia do Patrimônio 2025
O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, unidade da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, com o patrocínio e oferecimento do Banrisul, apresenta sua programação completa para o Dia do Patrimônio 2025, com mais de 10h diárias de filmes, oficinas, caminhadas, exposições, música e muito mais.
SOBRE O DIA DO PATRIMÔNIO
No Rio Grande do Sul, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural é celebrado no terceiro fim de semana de agosto, que corresponde aos dias 16 e 17.08 em 2025. Instituída em 2019 por Decreto do Governo do Estado (n° 54.608/2019), a data assinala o envolvimento coletivo com a valorização da cultura em cada localidade participante da programação. Desde então, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) estimula, promove e divulga as ações desse diversificado calendário cultural que se renova e amplia a cada edição. Conhecer, cuidar e valorizar os bens culturais, materiais e imateriais, que fazem parte do nosso patrimônio é um compromisso da cidadania e dos entes públicos e privados com a história, a memória e a identidade cultural que nos une, de forma a assegurar que as próximas gerações também tenham acesso e possam se apropriar dessa riqueza.
PROGRAMAÇÃO | SÁBADO 16.08.2025 (09h às 19h - último acesso 18h30 )
- 09h | Abertura ao público da exposição “Pé no chão, Alma gaudéria” : Neste dia entra em circuito essa mostra fotográfica que celebra diversas manifestações da dança típica gaúcha, reunindo tradição, musicalidade, indumentárias e a alma gaudéria. As fotos exibidas nesta mostra compõe atualmente o acervo do MuseCom e foram originalmente produzidas pelo Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore do Rio Grande do Sul (IGTF).
- 10h às 13h | Oficina de Fotografia e Poética da Imagem no Percurso Negro: Promovida pelo MuseCom em parceria com o coletivo Projeto Ocupação Cultural, a atividade propõe uma imersão na relação entre a fotografia e a memória, especialmente da presença negra em Porto Alegre, explorando a demarcação do patrimônio e das memórias da negritude presentes no Percurso Negro do Centro Histórico da cidade. Ao longo da atividade, os participantes terão a oportunidade de aprender aspectos técnicos sobre fotografia, explorar a obra de importantes artistas e realizar um percurso no centro histórico da cidade, na medida em que fotografam esse processo. Esta oficina tem vagas gratuitas e limitadas, clique aqui para se inscrever.
- 14h às 18h | Oficina de Impressões e Impressos: A oficina propõe uma reflexão sobre as práticas artesanais de impressão e sua relação com a comunicação em massa, através da experimentação e produção de peças de comunicação (cartazes, ecobags, camisetas…) valores como empoderamento, pertencimento, laços comunitários, promoção da diversidade e valorização da autoestima dos participantes serão trabalhados. Em formato de atelier aberto, as pessoas participantes poderão produzir materiais com diferentes técnicas com a orientação dos ministrantes.
- 16h às 17h | Apresentação do Grupo Coral: “Canta, Canta, Minha Gente”: O Grupo Coral de Música Brasileira “Canta, Canta, Minha Gente” é um grupo com o objetivo de exaltar a cultura nacional, seus ritmos, músicas e literatura. Fundado em 2024 pela maestra Marcela Ferrari. Além de celebrar nossa herança musical, o coral rompe com os padrões tradicionais, e traz a diversidade e a autenticidade como parte de sua identidade. O repertório inclui 7 músicas de diferentes compositores brasileiros, com arranjos e ritmos diversos, incorporando também elementos de percussão corporal. A apresentação tem duração estimada de 40 minutos.
PROGRAMAÇÃO | DOMINGO 17.08.2025 (09h às 19h - último acesso após o fim do Cortejo)
- 10h às 11h | Exibição de Filme Restaurado: essa exibição é um "aperitivo" de um grande projeto de digitalização de películas cinematográficas que está em curso na instituição, exibindo um destes filmes que foi recentemente digitalizado e restaurado digitalmente com recursos do Governo do Estado. Trata-se do curta-metragem de não ficção, produzido pela Produtora Cinematográfica Leopoldis-Som, intitulado "Preparando a Juventude" de 1948. a Produtora Leopoldis-Som foi responsável pelo registro de importantes acontecimentos. Fundada pelo artista italiano Italo Majeroni, teve como um de seus principais clientes o Estado, por quem era contratada para documentar obras de desenvolvimento econômico e social que eram realizadas na capital e no interior.
- 14h às 18h | Oficina de Impressões e Impressos: A oficina propõe uma reflexão sobre as práticas artesanais de impressão e sua relação com a comunicação em massa, através da experimentação e produção de peças de comunicação (cartazes, ecobags, camisetas…) valores como empoderamento, pertencimento, laços comunitários, promoção da diversidade e valorização da autoestima dos participantes serão trabalhados. Em formato de atelier aberto, as pessoas participantes poderão produzir materiais com diferentes técnicas com a orientação dos ministrantes.
- 17h às 19h | Cortejo do Dia do Patrimônio: O cortejo será conduzido pela Banda Saldanha e artistas circenses, com apresentações e curiosidades sobre os edifícios ao longo do percurso. A saída será no Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, esquina com a Rua Duque de Caxias), passando pelo Palácio Piratini, Assembleia Legislativa do RS, Theatro São Pedro e Biblioteca Pública. O trajeto segue descendo pela Rua Riachuelo, acessando a Rua Caldas Júnior em direção à Praça da Alfândega, onde estão localizados o MARGS, o Memorial do RS e o Farol Santander. O retorno é feito pela Rua dos Andradas, passando em frente ao Museu de Comunicação Hipólito José da Costa, com encerramento na Travessa dos Cataventos, na Casa de Cultura Mario Quintana.