acervos

Notícias

NOTA DE FALECIMENTO

Publicado em 27/10/2020, 10:32

A Secretaria de Estado da Cultura e o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa estão de luto pelo falecimento do servidor símbolo da instituição, o pesquisador Carlos Roberto Saraiva da Costa Leite (30/09/1958 – 25/10/2020) que dedicou mais de duas décadas de sua vida à pesquisa histórica no MuseCom. Sua trajetória e trabalho árduo o consagraram como Historiador, artífice da palavra, grande pesquisador e porta-voz da memória de nossa instituição.

Segundo Hipólito José da Costa:

“O primeiro dever do Homem em sociedade he ser útil aos membros della, segundo as forças Phisicas, ou Moraes, administrar em benefício da mesma, os conhecimentos, ou talentos que a natureza, a arte ou a educação lhe prestou. O individuo que abrange o bem geral d'uma sociedade vem a ser o membro distinto dela: as luzes, que ele espalha, tiram das trevas ou da illuzão, aquelles que a ignorância precipitou no labyrintho da apathia, da inécia e do engano.”

Carlos Roberto foi um membro distinto de nossa sociedade e da comunidade acadêmica. Apaixonado por compartilhar seu vasto conhecimento, foi autor em diversos livros e escrevia para o Correio do Povo, Zero Hora, Observatório da Imprensa, Geledés, Coletiva, Afropress, ABN e outras páginas. Sua produção abrangia temas diversos como História da imprensa, História do carnaval, História das religiões de matriz africana e tantos outros pelos quais sua insaciável curiosidade se interessasse. Sua escrita sempre trazia reflexões relacionadas com a nossa realidade.

Seu trabalho de orientação aos pesquisadores era exemplar: o que se evidencia nos incontáveis agradecimentos e homenagens recebidos em monografias, dissertações, teses e artigos. Tamanho era seu amor por este trabalho que era reconhecido carinhosamente como Beto, como um amigo. 

Infelizmente, nosso querido Beto faleceu no último domingo, em função de problemas cardíacos. Perdemos um grande amigo do Museu, mas lembraremos sempre de sua obra e exemplo. Desejamos força e solidariedade a todos demais amigos e familiares que, assim como nós, estão sofrendo com a fatídica notícia. Estaremos em breve anunciando ações para perpetuar e homenagear sua memória em nossa instituição.