acervos

Educativo

Jornais alternativos como “Lampião da Esquina” e “Chanacomchana”.

Imprensa, Homossexualidade e Ditadura nos Arquivos do Musecom

Publicado em 20/11/2020, 16:41

Para conferir a atividade educativa, clque aqui.

Apresentamos a atividade educativa online construída em parceria entre o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa e a Universidade Federal do Rio grande do Sul, através do estágio curricular em Educação Patrimonial (FACED) realizado em 2020/2 pelos discentes Paula Blume e Daniel Marcílio. Na atividade o público terá contato com fontes primarias: matérias do jornal O Lampião e a Zero Hora sobre violência um caso de violência contra pessoas LGBTQIA+ que aconteceu em Porto Alegre em 1980.

O material tem potencial para provocar reflexões sobre o papel da imprensa e da mídia como reprodutora ou não de preconceitos como os da LGBTQIA+fobia bem como sobre a violência física que resulta da intolerância ao diferente. Realizou-se um trabalho primoroso de contextualização histórica dos anos 1980 e da situação de pessoas LGBTQIA+ no final da ditadura. Essa contextualização dialoga com a apresentação dos dois jornais trabalhados; ressaltando a diferença entre os jornais alternativos e os de grande circulação. Para instigar a curiosidade do público a este acervo, utilizou-se o googleforms para proporcionar uma experiência de investigação das fontes, onde o publico/ os alunos terão que colocar suas impressões e opiniões sobre os jornais, seus discursos e o tema abordado. A atividade é voltada principalmente para o público escolar nos anos finais do final do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, mas aberta para todos os públicos que tenham interesse na temática.

O material preparatório para os professores pode ser acessado aqui. Esperamos que esta possa ser uma prazerosa experiência com nosso acervo e que proporcione muitas reflexões sobre a importância de conviver com o outro seja ele quem for.

Também gostaríamos de ouvi-los e convidamos todes a postar suas narrativas nas redes sociais marcando nossas páginas com o @visitemusecom.