acervos

Notícias

REABERTURA MUSECOM

Publicado em 19/10/2020, 19:15

O ano de 2020 tem se mostrado desafiador em vários sentidos, foram longos 215 dias e 16 horas com as portas fechadas ao público, mais de 7 meses onde, assim como as mais diversas áreas da nossa sociedade, travamos com muita responsabilidade o enfrentamento à pandemia da Covid-19. 

Durante este período, embora com as portas fechadas, o MuseCom nunca esteve parado, empregamos nossa energia coletiva em nos adaptar, propondo inúmeros projetos que sempre visaram encontrar cada um(a) de vocês através de outras interfaces. E nesse tempo rolaram muitas coisas novas: webinários, cineclube, exposições virtuais, atividades educativas, lives, lançamento de um novo repositório digital para nossos acervos e muito mais. E hoje a gente vem anunciar uma nova etapa dessa trajetória, fruto igualmente de um longo trabalho: neste dia 22 de Outubro vamos reabrir as portas para receber vocês em nossas exposições!    

Para estar em condições de voltar a receber vocês, adotamos uma série de medidas sanitárias e de regras para acesso e visitação, com o objetivo de criar um ambiente seguro. Teremos sinalizações informativas sobre regras de visitação, instalação de dispensadores de álcool desinfetante ao longo de toda nossa área de circulação e a implementação de um protocolo de sanitização dos espaços de circulação coletiva e de superfícies de uso comum.

Entre as regras, estão limitação do número de visitantes, uso obrigatório de máscara, medição de temperatura, o registro de acesso e o respeito à distância de 2 metros. Caso você ainda não se sinta confortável em adotar as nossas regras, recomendamos aguardar uma próxima fase de avanço e ajuste destes protocolos. 

Neste primeiro momento, reabriremos para visitação a exposição “Do Fotograma ao Cinema”, de terça-feira a sexta, das 10h às 17h, sempre com entrada gratuita.

Os atendimentos especializados na área de pesquisa e demais setores técnicos estão sendo retomados na medida do possível,  para saber mais sobre estes você pode escrever pra gente a sua demanda específica.

Nossa reabertura se ampara no Decreto nº 55.523 do Governo do Estado do RS, que estabelece para museus tetos de ocupação para Bandeira Laranja (25% de público e 50% de trabalhadores) e Amarela (50% de público e 50% de trabalhadores). E também no Decreto nº 20.742 da Prefeitura de Porto Alegre, que regra o funcionamento com equipes e público reduzidos.

O nosso retorno está sendo tratado com muita cautela, visando assegurar a saúde do corpo funcional e dos nossos públicos. Como instituição pública, estamos empenhados em reduzir as possibilidades de contágio, colaborando para oferecer condições de segurança sanitária à sociedade.