acervos

educativo

O Núcleo Educativo do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa trabalha sob o viés da educação para o patrimônio, com foco em atividades culturais e formações educativas para discentes e docentes. 

Trabalhamos com Visitas Educativas gratuitas a partir de agendamento prévio para individuais ou para grupos. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre as nossas atividades e fazer o seu agendamento.

  • VISITAÇÕES MEDIADAS

Com duração mínima de 40 minutos, podendo ser combinada a duração conforme a expectativa do grupo, o público é acompanhado em uma visitação junto as exposições em circuito na instituição. Nesta visita são abordados os preceitos curatoriais de cada exposição e de forma dialógica é construído um bate-papo com o público sobre questões presentes na exposição que se sobressaem ao longo do circuito expositivo.

QUANDO OCORRE? de segunda a sextas, entre 10h e 18h.

COMO REALIZAR? Mediante agendamento prévio para grupos com mais de 05 pessoas. A atividade é gratuita.

  • VISITAÇÕES MEDIADAS | COM INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS

Com duração mínima de 60 minutos, podendo ser combinada a duração conforme a expectativa do grupo, o público é acompanhado em uma visitação junto às exposições em circuito na instituição. Nesta visita são abordados os preceitos curatoriais de cada exposição e a partir da mediação pela Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) buscamos a interação com a percepção do público sobre os conteúdos abordados nas exposições.

QUANDO OCORRE? Atividade mensal, mediante demanda do público.

COMO REALIZAR? Mediante agendamento prévio para individuais ou grupos. A atividade é gratuita.

  • VISITAÇÕES TÉCNICAS

Esta atividade tem como proposta atender grupos oriundos de universidades, compostos por discentes e docentes, e também por colegas de outras instituições de memória que tenham interesse em conhecer mais a fundo as coleções do museu e suas rotinas. Com duração mínima de 150 minutos, as Visitas Técnicas atendem no máximo 30 pessoas por ocasião. Esta atividade é fruto da colaboração entre o Núcleo de Acervos da instituição e o Núcleo Educativo. Ao longo da atividade é realizada uma breve mediação no ambiente expositivo, de forma a apresentar inicialmente o espaço, após a mediação a atividade ocupa o Espaço Talk do Museu, onde é realizada uma apresentação sobre a instituição, seus acervos e processos técnicos, tendo com o foco os acervos e/ou particularidades demandados pelo grupo que efetuou o agendamento.

QUANDO OCORRE? Terças e Quintas, no turno da manhã (10h – 12h30) ou tarde (14h-16h30).

COMO REALIZAR? Mediante agendamento prévio e cadastramento da instituição que deseja receber a atividade. A atividade é gratuita.

  • MUSECOM PRESENTE | OFICINA DE PRODUÇÃO DE FANZINES

A atividade é organizada pelo MuseCom, mas, ocorre na instituição que agendou (escola, organização social, instituição afim). Não tendo custos para a instituição que a recebe. A instituição só precisa definir o grupo que vai receber a atividade, ela dura em média 180 minutos e pode atender no máximo 40 pessoas por data. Nossos educadores organizam a atividade focada no grupo destacado pela instituição, podendo este ser de qualquer idade, desde que o público já seja totalmente alfabetizado. A Oficina propõe uma reflexão sobre o Fanzine como meio de comunicação através da produção de um impresso, a partir de produções literárias, poéticas, fotográfica e gráfica dos participantes, trabalhando valores como empoderamento, pertencimento, laços comunitários, promoção da diversidade e valorização da autoestima dos participantes. 

QUANDO OCORRE? Atividade mensal, mediante demanda do público.

COMO REALIZAR? Mediante agendamento prévio e cadastramento da instituição que deseja receber a atividade. A atividade é gratuita.

 

  • MATERIAIS EDUCATIVOS: atualmente entregamos aos públicos as seguintes linhas de conteúdos editoriais com proposta educativa:

 Cadernos Educativos em Rede: Tem como objetivo aproximar nossos diferentes acervos com os nossos variados públicos. Nestes cadernos a partir da apresentação de alguns acervos, elaboramos perguntas que visam instigar o público sobre os temas abordados em cada edição temática.

Guias de Pesquisa: Iniciativa que tem objetivo de divulgação do acervo de imprensa escrita da instituição, com o intuito de facilitar o acesso à informações para pesquisas temáticas por diversos títulos.

Catálogos Educativos: este material tem como objetivo apresentar ao público a dimensão das pesquisas e dos contextos que circulam as temáticas das exposições promovidas pela instituição. Um documento que pode ser utilizado para preparar o público para vir conhecer a exposição em circuito, como também pode servir como uma ampliação  temática da experiência para aqueles e aquelas que já a visitaram. Além de registrar para a posteridade alguns dos exercícios curatoriais desenvolvidos pela instituição.

COMO ACESSAR? Os cadernos são publicados sistematicamente ao longo do ano, podendo ser acessados via site ou através do contato conosco via e-mail (musecom@sedac.rs.gov.br).ou navegando nesta aba do site.

  • CINECLUBE MUSECOM: essa atividade tem como premissa promover ações temáticas com foco na cinematografia, através deste projeto a instituição entrega curadorias temáticas de filmes, produz intercâmbio com cineastas, profissionais da técnica, da produção em cinema e também com organizadores de eventos na área do audiovisual.

COMO ACESSAR? Os conteúdos produzidos no projeto CineClube MuseCom são publicados em nosso site e também em nosso canal do Youtube.

PARA MAIS INFORMAÇÕES