acervos

o museu

O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa - MuseCom, criado pelo Decreto Nº 24366, de dezembro de 1975, está registrado sob os códigos 6.53.68.6717 e ES-8133, respectivamente, no Cadastro Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus e no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais.

A instituição é vinculada ao poder público do Estado do Rio Grande do Sul, sendo um equipamento cultural voltado para a conservação, a pesquisa e a divulgação da história da Comunicação Social no Rio Grande do Sul. Os acervos, disponíveis para pesquisa, abrangem diferentes áreas da Comunicação, como: Imprensa, Televisão, Rádio e Fonografia, Publicidade e Propaganda, Fotografia e Cinema.

Missão

Preservar e difundir os suportes e a memória das distintas formas de comunicação presentes na sociedade gaúcha, tendo como foco as produções originárias e/ou referentes ao Estado do Rio Grande do Sul.

Visão

Ser referência entre os museus gaúchos no que tange o acesso à pesquisa e no alcance de público através de seus projetos, notabilizando-se em cenário nacional e internacional pela sua atuação.

Para mais informações, acesse nosso Plano Museológico. 

Acervo

O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa preserva importantes acervos de diversas tipologias, referentes aos séculos XIX e XX. Essas coleções estão divididas de forma organizacional entre: Imprensa, Tridimensional, Rádio e Fonografia, Publicidade e Propaganda, Fotografia e Cinema.

Uma pequena parcela das nossas coleções já se encontra reproduzida digitalmente e estará disponível em nosso repositório digital que foi lançado no dia 17 de setembro de 2020. Confira!

Para conhecer um pouco mais sobre nossa coleção fotográfica, acesse nosso catálogo digital de 45 anos, “Carte de Visite e outros Formatos: retratos no acervo fotográfico do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (1880-1920)”.